Nossa Meta.

.........Cliente, o que é um cliente? É uma pessoa física e/ou jurídica que necessita de algo e não tem o conhecimento necessário para efetuar este algo. O que esta pessoa faz?
Procura uma pessoa física e/ou jurídica que tenha o conhecimento que lhe falta.
Encontrando esta pessoa com a técnica necessária requisita um serviço e/ou orçamento para tal serviço, acontece que muitas vezes o serviço realizado e/ou orçamento fica de acordo com o desejo do cliente e outras vezes não, então o que fazer?
a) Como agradar o cliente?
b) Cobrando menos? Refazendo o serviço?
c) Repassando o serviço para outra pessoa?
d) Devolver o aparelho ao cliente no estado que estiver?
Creio eu, que a resposta seria:
- Pegar estas quatro alternativas, e com elas elaborar da melhor maneira possível uma que agrade o cliente, pois o cliente tem sempre razão, e é ele que faz a nossa propaganda, sendo ela positiva ou negativa.
- Ao entrarmos para qualquer ramo da atividade comercial, assumimos o papel de prestadores de serviço, e como tal temos a obrigação de prestar um serviço digno de nossas habilidades e consequentemente agradar sempre ao cliente.
Apesar de ser uma alternativa quase sempre impossível, com técnicas que aprendemos no dia-a-dia, com a experiência, muitas vezes lendo ou ouvindo amigos e/ou conhecidos contando suas experiências...
Uma boa "ENGENHARIA SOCIAL", ante o início das negociações nos dará um perfil das necessidades (que podem ser necessicitudes ou novas armas para a nossa função) que nos dá uma idéia de como satisfazer "aquele cliente". Então surge uma luz que passa a nos iluminar nos nossos ditos dia-a-dia, então calma, paciência, agradabilidade, conhecimento técnico, interesse em aprender sempre mais, gosto pela leitura, procura por novas técnicas, são itens que nos acompanham e nos passam uma aprendizagem que se pensarmos talvez nenhuma escola nos ensinaria.
O amor naquilo que fazemos carinho ao próximo, prazer em tratar bem, são itens que agrada a todos e preço nenhum muda isto.
Sidney

Manutenção preventiva l

Sistema de alimentação
Nessa matéria vamos dar algumas dicas do que pode estar acontecendo com o motor do seu carro. Além de checar alguns itens importantes, vamos dar dicas de como solucionar pequenos problemas. Em primeiro lugar deve ser levada em consideração a real km do carro. Veículos com mais de 30.000 km são o nosso alvo de avaliação. Se você não tem certeza da kilometragem real do seu carro, você também vai fazer parte desse check-up.

O primeiro passo é checar todo o sistema de combustível, desde o filtro de combustível até limpeza de bicos ou carburador. O filtro de combustível é uma peça fundamental para o perfeito funcionamento do motor, retendo partículas e impurezas do combustível evitando assim problemas decorrentes de partículas na câmara de cobustão. Além de reter impurezas, um filtro de combustível muito sujo, pode acarretar danos à bomba elétrica. O que acontece, é que com o uso a malha do filtro vai se fechando com a sujeira, o que diminui a vazão de combustível. Isso faz com que a bomba trabalhe forçada, o que pode conduzir a sua queima.


Antes disso o carro também pode apresentar alguns sintomas, como por exemplo, dificuldade na partida, motor falhando em alta rotação e baixo rendimento. Alguns fabricantes recomendam trocar o filtro de combustível entre 50 e 60 mil km. Mas não se esqueça que a qualidade do nosso combustível deixa muito a desejar, assim encurtar este prazo é recomendável.

O segundo passo a ser verificado, é a limpeza de bicos injetores (carros com injeção) ou carburador. Assim como o carburador, os bicos também necessitam de limpeza. Para a limpeza é necessário que procure um profissional e que ele tenha uma equipamento especial para a limpeza do(s) bico(s). Esse serviço elva em média duas horas e revitaliza o desempenho do motor novamente. Essa máquina serve também para checar se o bico(s) está em bom estado. Alguns testes são feitos, como, estanqueidade, vazão e etc. Com esse teste é possível saber se há algum problema e às vezes com uma simples limpeza eles podem voltar a funcionar como novos. Em alguns casos só mesmo trocando a peça e, então, o custo aumenta bastante.

Depois de revisar todo o sistema de alimentação (combustível), vamos dar uma checada em todo o sistema de respiro do motor (ar). Primeiramente vamos dar uma olhada no filtro de ar. Da mesma forma que o filtro de combustível, o filtro de ar também é responsável pelo bom rendimento do motor. Um filtro de ar sujo afeta o rendimento do motor, além de provocar aumento de consumo de combustível e de emissão de poluentes.

Em carros equipados com injeção eletrônica de combustível é preciso examinar o corpo de borboleta (TBI). Um corpo de borboleta sujo pode trazer dificuldades ao motor em trabalhar em marcha-lenta. Em alguns sistemas existem orifícios para que o ar possa entrar. Se estiver entupido o carro passa a ter dificuldade em manter-se na marcha-lenta, mesmo com a capacidade do sistema em realizar correções.

Ainda nos carros injetados, existe um atuador de marcha-lenta que também deve ser limpo. Esse atuador costuma ser um dos elementos responsáveis por boa parte dos aborrecimentos em carros com injeção. Na maioria dos casos eles estão sujos e uma simples limpeza pode resolver o problema. Em outra situação, o mecanismo pode já não estar funcionando em função de sua vida útil e neste caso precisa ser trocado.

A próxima parte do processo é checar cabos de velas, tampa do distribuidor, rotor e velas. Alguns carros mais modernos não possuem distribuidor, portanto é menos um item a verificar. Verifique os cabos quanto a rachaduras e trincas. Podem ser feitos um teste de resistência nos cabos com auxílio de um multímetro. Isso requer auxílio de um profissional. Tampa do distribuidor não pode conter riscos e trincas e seus contatos tem que estar limpos elivre de oxidações ou incrustrações. Verifique também o carvão que está no topo da tampa, ele não pode estar quebrado e nem solto.

Se a tampa só tiver os contatos sujos você mesmo pode limpá-los. Com uma lã de aço seca, você deve limpá-los até que fiquem brilhando como novos. Cuidado para não deixar rfagmentos da lã de aço no compartimento. Lembre-se, se você for retirar todos os cabos de velas, marque para montá-los na mesma ordem. Se inverter a ordem o carro não irá funcionar. O rotor também tem que estar com os contatos limpos, se precisar limpá-los, realize o mesmo procedimento descrito acima. Por outro lado, se a ponta estiver muito gasta ou queimada o melhor é proceder a troca do componente.
As velas duram normalmente entre 15 ou 20.000 km. Em alguns casos como as velas com pontas de platina, chega-se a rodar 50.000 km ou mais. Mesmo assim, uma inspeção é recomendável para detectar sua vida útil. Eletrodos muito gastos indicam o momento de sua troca. Com os eletrodos íntegros, outro aspecto a se avaliar é a folga (gap) entre eles e o bico.

Seguindo adequadamente estas dicas, você terá um carro mais econômico, com melhor desempenho do motor, mais seguro e menos sujeito a quebras.

Como chegar

 
© 2007 *By *