Nossa Meta.

.........Cliente, o que é um cliente? É uma pessoa física e/ou jurídica que necessita de algo e não tem o conhecimento necessário para efetuar este algo. O que esta pessoa faz?
Procura uma pessoa física e/ou jurídica que tenha o conhecimento que lhe falta.
Encontrando esta pessoa com a técnica necessária requisita um serviço e/ou orçamento para tal serviço, acontece que muitas vezes o serviço realizado e/ou orçamento fica de acordo com o desejo do cliente e outras vezes não, então o que fazer?
a) Como agradar o cliente?
b) Cobrando menos? Refazendo o serviço?
c) Repassando o serviço para outra pessoa?
d) Devolver o aparelho ao cliente no estado que estiver?
Creio eu, que a resposta seria:
- Pegar estas quatro alternativas, e com elas elaborar da melhor maneira possível uma que agrade o cliente, pois o cliente tem sempre razão, e é ele que faz a nossa propaganda, sendo ela positiva ou negativa.
- Ao entrarmos para qualquer ramo da atividade comercial, assumimos o papel de prestadores de serviço, e como tal temos a obrigação de prestar um serviço digno de nossas habilidades e consequentemente agradar sempre ao cliente.
Apesar de ser uma alternativa quase sempre impossível, com técnicas que aprendemos no dia-a-dia, com a experiência, muitas vezes lendo ou ouvindo amigos e/ou conhecidos contando suas experiências...
Uma boa "ENGENHARIA SOCIAL", ante o início das negociações nos dará um perfil das necessidades (que podem ser necessicitudes ou novas armas para a nossa função) que nos dá uma idéia de como satisfazer "aquele cliente". Então surge uma luz que passa a nos iluminar nos nossos ditos dia-a-dia, então calma, paciência, agradabilidade, conhecimento técnico, interesse em aprender sempre mais, gosto pela leitura, procura por novas técnicas, são itens que nos acompanham e nos passam uma aprendizagem que se pensarmos talvez nenhuma escola nos ensinaria.
O amor naquilo que fazemos carinho ao próximo, prazer em tratar bem, são itens que agrada a todos e preço nenhum muda isto.
Sidney

Suspensão

Se o pavimento das faixas de rodagem oferecesse perfeitas condições de rolamento, os automóveis não necessitariam de um sistema complexo de suspensão para proporcionar conforto aos seus ocupantes. Um bom sistema de suspensão deve incluir molejamento e amortecimento. O primeiro consiste na resistência elástica a uma carga e o segundo na capacidade de absorver parte da energia de uma mola após esta ter sido comprimida.

Se esta energia não for absorvida, a mola ultrapassará bastante a sua posição original e continuará a oscilar para cima e para baixo até que essas oscilações cessem.
O amortecimento converte a energia mecânica em energia calorífica. Para reduzir o ruído e aumentar a suavidade, as molas são montadas sobre borracha. O sistema de suspensão inclui ainda almofadadas dos bancos, que também protegem contra as vibrações.
As dimensões das rodas constituem um fator importante para uma marcha suave. Uma roda grande transporá a maioria das irregularidades do pavimento; contudo, não é viável uma roda suficientemente grande para anular os efeitos de todas essas irregularidades. Uma roda não deverá também ser tão pequena que caiba em todos os buracos da superfície da faixa de rodagem o que resultaria numa marcha irregular.





Convencional, pneumática e hidropneumática. A primeira tem molas e amortecedores, que são os equipamentos responsáveis pela absorção dos impactos nas rodas. Já a suspensão a ar ou pneumática tem uma válvula (chamada solenóide) que percebe a necessidade de endurecer ou amolecer a suspensão, conforme o peso do carro. Ela comanda o compressor de ar, que infla ou esvazia o balão da suspensão. Assim, o sistema todo fica mais rígido ou suave. A hidropneumática tem seis esferas de ferro (com nitrogênio e óleo) no eixo das rodas (três em cada eixo). Quatro esferas estão ligadas às rodas, que substituem o conjunto de amortecedores e molas, e duas centrais servem como equilibradoras da pressão das rodas. Todas são controladas por uma bomba hidráulica, ligada a um computador. Conforme a necessidade de endurecer ou amolecer a suspensão, o computador faz a pressão do óleo aumentar ou diminuir, comprimindo ou descomprimindo o gás.



Quais são as partes que compõe o sistema de suspensão ?

A suspensão de um carro juntamente com o sistema de freios faz parte do que se chama sistema de segurança do veículo.
Exige ao menos uma revisão periódica para verificação de eventuais danos gerados pelas condições não muito propicias de nossas vias.
No que diz respeito as peças a lista é extensa sendo que os principais itens são:

  • Amortecedores
  • Molas
  • Bandejas
  • Pivos
  • Barras e Terminais
  • Juntas homocinéticas
  • De quanto em quanto tempo deve-se fazer a revisão do sistema de suspensão?

    Nos casos onde não se nota nenhum sintoma deve-se verificar a suspensão a cada 3 meses.

    Quando se sabe que é necessário a substituição de algum item de suspensão ?

    Normalmente o sintoma mais comum são os barulhos que aparecem quando se está dirigindo.

    Qual a vida útil de um amortecedor ?

    Em condições normais de uso um amortecedor mantém sua ação original em média durante 40.000 KM, de acordo com especificações do fabricante.

    Qual a função de um amortecedor ?

    Diferentemente do que se pensa a função principal de um amortecedor é limitar o curso de atuação das molas equalizando e balanceando as oscilações do sistema de suspensão e não a de absorver impactos. Esta função é do conjunto de molas que deve sempre ser substituída em conjunto com os amortecedores.

    Quais são os perigos de desgaste excessivo da suspensão ?

  • Maior fadiga do condutor e aumento do tempo de reação
  • Menor estabilidade em curvas
  • A aquaplanagem acontece a uma velocidade 10 % menor que o normal
  • O sistema de ABS não funciona adequadamente sem as rodas tocarem o solo
  • Maior distância de frenagem
  • Aumenta a possibilidade de derrapagem em solo molhado
  • Acentua o desgaste de outros elementos mecânicos
  • Desgaste desuniforme dos pneus (aumenta o arrasto, gerando atrito superior ao qual fora projetado).
  • Como chegar

     
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